A instalação do ativista desconhecido é inspirada no esforço coletivo dos habitantes de cascais no âmbito da sustentabilidade ambiental e social.
Desde o início que um dos principais objetivos do Cascais Smart Pole é o envolvimento da comunidade numa visão de que a ação climática individual e coletiva é um dos vetores principais da descarbonização e do caminho para a neutralidade carbónica.
Em Cascais são muitas as pessoas que a título individual e/ou através de entidades, entre Associações, ONGs, Academia e setor privado, contribuem todos os dias para que Cascais seja um exemplo inspirador no desenvolvimento sustentável.
Esta instalação é baseada na imagem gráfica do próprio projeto Cascais Smart Pole by Nova SBE que representa um território inovador em que o sol e a luz são elementos cruciais, um espaço de atuação enquanto território inteligente e um laboratório vivo de iniciativas ligadas às energias renováveis, à eficiência energética, à mobilidade, aos espaços verdes, à economia circular e à água.
Cascais foi o primeiro concelho do país a ter um roteiro para a neutralidade carbónica, documento que a autarquia apresentou em dezembro de 2019 na COP25 e tem implementado uma série de medidas, tanto na adaptação, como na mitigação das alterações climáticas.
Na instalação está representada a comunidade Cascalense, bem como algumas iniciativas diferenciadoras e pioneiras que Cascais já implementou: os oleões e a transformação dos óleos alimentares usados, o IREC com um sistema inovador na reciclagem, o primeiro camião elétrico para recolha de resíduos sólidos urbanos, os autocarros a hidrogénio, os contentores do projeto Vozes do Mar (Associação Claro), as hortas urbanas ou as comunidades de energia, entre outras.
Esta instalação representa o esforço diário dos Cascalenses e de quem trabalha e estuda em Cascais em alterar os seus comportamentos e pretende transmitir a mensagem de que a comunidade é o motor da inovação e da mudança.