Al Gore

Al Gore

Albert Arnold Gore Jr. nasceu a 31 de Março de 1948 em Washington. É um político, empresário e ambientalista americano que serviu como o 45º vice-presidente dos Estados Unidos de 1993 a 2001, sob o Presidência Bill Clinton.

Albert Arnold Gore Jr. nasceu a 31 de Março de 1948 em Washington. É um político, empresário e ambientalista americano que serviu como o 45º vice-presidente dos Estados Unidos de 1993 a 2001, sob o Presidência Bill Clinton.

Passou a sua juventude no Tennessee e licenciou-se em Harvard. Em 1969, viajou para o Vietname onde, apesar de ter contestado a guerra, trabalhou durante cinco meses como repórter militar.

Depois de se juntar à Câmara dos Representantes, Gore realizou as primeiras audições do Congresso sobre as alterações climáticas, e co-patrocinou audições sobre resíduos tóxicos e aquecimento global. Em 1990, o Senador Gore presidiu a uma conferência de três dias com legisladores de mais de 42 países que procuraram criar um Plano Marshall Global, "ao abrigo do qual as nações industriais ajudariam os países menos desenvolvidos a crescer economicamente, protegendo ao mesmo tempo o ambiente. O Senado opôs-se e aprovou por unanimidade (95-0) a Resolução Byrd-Hagel que afirmava o sentido do Senado de que os Estados Unidos não deveriam ser signatários de qualquer protocolo que não incluísse objetivos e calendários vinculativos para o desenvolvimento, bem como para as nações industrializadas, ou que "pudessem resultar em sérios prejuízos para a economia dos Estados Unidos”.


Em 1992 foi eleito para a vice-presidência dos EUA, com Bill Clinton como presidente. Ambos foram reeleitos em 1996. Al Gore foi o nomeado democrata para as eleições presidenciais de 2000, mas perdeu para George W. Bush numa corrida muito renhida após uma recontagem na Flórida.

Quando o seu mandato como vice-presidente terminou em 2001, Al Gore manteve-se proeminente como autor e ativista ambiental. Gore é o fundador e atual presidente do The Climate Reality Project, o co-fundador e presidente da Generation Investment Management, a agora extinta rede de televisão Current TV, membro do Conselho de Administração da Apple Inc. e consultor sénior da Google. Gore é também sócio da empresa de capital de risco Kleiner Perkins, liderando o seu grupo de soluções para as alterações climáticas. Foi professor na Middle Tennessee State University, Columbia University Graduate School of Journalism, Fisk University e University of California, Los Angeles. Fez parte do Conselho de Administração do World Resources Institute.

Em 2006, Davis Guggenheim realizou o documentário ambientalista An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente), que se revelou um êxito no Festival de Cinema de Sundance. Neste filme, o espetador acompanha o esforço e a luta de Al Gore, a quem cabe o papel principal, para travar o aquecimento global e alertar para o problema, sensibilizando a comunidade mundial e evitando tratar a questão como política, mas antes considerando-a como um desafio para a Humanidade. An Inconvenient Truth ganhou os Óscares de Melhor Documentário e Melhor Canção Original em 2007. Foi nesse ano que foi galardoado, juntamente com o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), com o Prémio Nobel da Paz, pelos esforços empreendidos na luta pela preservação do meio ambiente e contra o aquecimento global.

Ganhou também um Grammy Award for Best Spoken Word Album (2009) pelo seu livro An Inconvenient Truth, um Primetime Emmy Award for Current TV (2007), e um Webby Award (2005).

Em 2007, foi nomeado segundo classificado para a Personalidade do Ano da Revista Time. Em 2008, Gore ganhou o Prémio Dan David de Responsabilidade Social.

Ele é o autor dos best-sellers n.º 1 do New York Times “Uma verdade inconveniente” e “O ataque à razão” e dos best-sellers “A terra em equilíbrio”, “A nossa escolha: um plano para solucionar a crise climática”, “O futuro: seis desafios para mudança global” e o best-seller do The New York Times “Uma sequela inconveniente: verdade ao poder.

Em 2013, Gore tornou-se vegan. Numa entrevista de 2014, Gore disse: "Há mais de um ano, mudei a minha dieta para uma dieta vegan, realmente só para experimentar para ver como era. ... Senti-me melhor, por isso continuei com ela e é provável que a continue para o resto da minha vida".

A sequela do seu filme de 2006, An Inconvenient Sequel: Truth to Power, estreou no Festival de Cinema de Sundance de 2017. O filme documenta os seus esforços contínuos para combater as alterações climáticas.

Em 2020 ajudou a lançar o Climate TRACE para monitorizar de forma independente as emissões globais de gases com efeito de estufa.

Em Novembro de 2021, Gore falou na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26) em Glasgow, Escócia. Mais tarde, criticou o Governo Morrison por não ter aumentado a meta de redução de emissões da Austrália para 2030.

Al Gore tem 74 anos.

A peça “Al Gore” do Sustent’Arte foi inspirada na fotografia de Anthony Harvey/Getty Images para Paramount Pictures.

O cenário que compõe a instalação representa o percurso de Al Gore no contexto ambiental. No cenário está representada a imagem de capa do documentário "Uma verdade inconveniente" que ganhou um Óscar em 2007, também representado.

Al Gore é reconhecido também pelas suas apresentações muito visuais. Neste documentário, e em jeito de apresentação, usa diferentes gráficos para passar a mensagem sobre o aquecimento global: gráficos simples e dinâmicos, slides sem textos e muitas fotografias e exemplos de situações extremas. São dois destes gráficos que também estão representados no cenário.

Existe uma referência ao Prémio Nobel ganho por Al Gore partilhado com o IPCC

"Intergovernmental Panel on Climate Change" e ao "The Climate Reality Project", projeto fundado por Al Gore e direcionado para a educação sobre mudanças climáticas.

A instalação está preenchida com algumas das inúmeras citações de Al Gore:

“When you have the facts on your side, argue the facts. When you have the law on your side, argue the law. When you have neither, holler.”

“What we take for granted might not be here for our children”

“As important as it is to change the light bulbs, it’s more important to change the laws”

“Each and every one of us can make changes in the way we live our lives and become part of the solution”