Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg, nascida a 3 de Janeiro de 2003 é uma ativista ambiental sueca que é conhecida por desafiar os líderes mundiais a tomar medidas imediatas para a mitigação das alterações climáticas.
Thunberg diz ter ouvido falar pela primeira vez das alterações climáticas em 2011, quando tinha oito anos de idade, e não conseguia compreender porque se fazia tão pouco em relação a isso. A situação deprimia-a e como resultado, aos 11 anos de idade, deixou de falar e de comer e perdeu dez quilos em dois meses.
O ativismo de Thunberg começou quando ela persuadiu os seus pais a adotar opções de estilo de vida que reduziam a sua própria pegada de carbono. Em Agosto de 2018, aos 15 anos de idade, começou a passar as suas sextas-feiras do lado de fora do Parlamento sueco para apelar a uma ação mais enérgica em matéria de alterações climáticas, segurando um cartaz que dizia Skolstrejk för klimatet (Greve escolar pelo clima). Thunberg deu nas vistas pela sua juventude e pela sua forma direta e franca de falar tanto em público como aos líderes políticos e assembleias, na qual critica os líderes mundiais por não terem tomado o que considera ser ação suficiente para enfrentar a crise climática.
Rapidamente outros estudantes envolveram-se em protestos semelhantes nas suas próprias comunidades. Juntos organizaram um movimento de greve climática sob o nome de Sextas-Feiras para o Futuro. Depois de Thunberg se ter dirigido à Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas de 2018, realizaram-se greves estudantis todas as semanas pelo mundo fora. Em 2019, houve múltiplos protestos coordenados em várias cidades envolvendo mais de um milhão de estudantes. Para evitar os voos intensivos em carbono, Thunberg navegou num iate para a América do Norte, onde participou na Cimeira das Nações Unidas sobre Acão Climática de 2019. O seu discurso, no qual exclamou "You all come to us young people for hope. How dare you? You have stolen my dreams and my childhood with your empty words," foi amplamente difundido pela imprensa.
A sua súbita ascensão à fama mundial tornou-a simultaneamente líder na comunidade ativista e alvo de críticas, especialmente devido à sua juventude. A sua influência na cena mundial foi descrita pelo The Guardian e outros jornais como o "efeito Greta". Recebeu numerosas homenagens e prémios, incluindo uma bolsa honorária da Royal Scottish Geographical Society, inclusão nas 100 pessoas mais influentes do mundo da Revista Time, inclusão na lista Forbes das 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo e nomeações para o Prémio Nobel da Paz em 2019, 2020, e 2021.
Greta Thunberg foi diagnosticada com síndrome de Asperger, TDAH, transtorno obsessivo-compulsivo e mutismo seletivo. Embora reconheça algumas dificuldades por causa de seu diagnóstico, Thunberg diz que dependendo das circunstâncias, "ser diferente é um superpoder". Thunberg é vegetariana e também ativista pelos direitos dos animais.
Em Julho de 2020 foi galardoada com o Prémio Gulbenkian para a Humanidade.
Em 11 de janeiro de 2022, uma nova espécie de sapo descoberta por pesquisadores do Panamá, Brasil, Alemanha e República Checa recebeu o nome científico Prismantis gretathunbergae, em homenagem a ativista sueca.
O documentário “I Am Greta”, co-produzido internacionalmente em 2020, dirigido por Nathan Grossman, e estreado no Festival de Cinema de Veneza segue Greta Thunberg, desde Agosto de 2018, quando deu início à sua greve escolar. Ao mesmo tempo dá destaque às suas lutas pela proteção do planeta. O filme vai também mostrando a forma como Greta gere os seus dramas pessoais e a enorme exposição em que inevitavelmente se viu envolvida.
Greta Thunberg tem 19 anos.
A peça “Greta Thunberg” do Sustent’Arte é uma montagem inspirada em várias fotografias, sendo que o rosto, a trança e o casaco amarelo são representativos da ativista.
A moldura vermelha simboliza o momento em que foi reconhecida como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.
Nos cartazes podemos encontrar algumas das suas frases mais emblemáticas:
"Build back better. Blah, blah, blah"
“Our house is on fire. I am here to say, our house is on fire.”
"Together and united, we are unstoppable."
"How dare you?"
As duas aves com um pequeno cartaz representam a luta pela preservação do planeta, pelo combate às alterações climáticas e pela proteção da biodiversidade.
As greves climáticas estão representadas pelas frases “SKOLSTREJK FOR KLIMATET”, “#FRIDAYSFORFUTURE” e “JUVENTUDE PELO CLIMA”