Edifícios

Inovação tecnológica
edificios cascais smart pole
Em Portugal, em média, os edifícios são responsáveis por quase 30% do consumo de energia e consequentemente por um volume significativo de emissões de CO2 para a atmosfera. Reduzi-lo representa um desafio ambicioso. Porquê? Desde logo porque é esperado um significativo aumento na procura de energia nas próximas décadas. Com invernos e verões cada vez mais extremos recorreremos mais à climatização dos edifícios, que será sem dúvida um dos focos de reflexão no que aos consumos energéticos diz respeito. 
Mas estaremos a usar de forma eficiente a energia que necessitamos? 

A eficiência energética aplicada aos edifícios é precisamente a área de intervenção da Veolia no âmbito do Cascais Smart Pole, através da implementação no Campus da Nova SBE de um sistema inteligente de otimização de energia, quer ao nível do sistema AVAC, quer dos sistemas de iluminação.

Baseado nos dados de acessos à rede wi-fi e na informação gerada por sensores em pontos de medição da qualidade do ar interior irá ser possível interagir, tanto com os sistemas de climatização, adequando a produção de ar tratado às reais necessidades, como com os sistemas de iluminação, otimizando em ambos os casos os consumos energéticos e consequentemente as correspondentes emissões de CO2.