Sir David Frederick Attenborough, nasceu a 8 de Maio de 1926. É um radialista, biólogo, historiador naturalista e autor inglês.
Attenborough cresceu em Leicester, Inglaterra, e cedo desenvolveu um forte interesse pela história natural. Ganhou uma bolsa de estudo no Clare College, Cambridge, em 1945 para estudar geologia e zoologia e obteve uma licenciatura em ciências naturais. Em 1952 completou um programa de formação na British Broadcasting Corporation (BBC) e tornou-se produtor de televisão para a BBC. Juntamente com Jack Lester, em 1954 deu origem à série televisiva Zoo Quest, na qual animais vivos eram filmados na natureza e em jardins zoológicos.
Attenborough foi diretor de programas na BBC de 1968 a 1972 e escreveu e narrou vários programas premiados sobre antropologia e história natural: Life on Earth (1979), The Living Planet (1984), The Trials of Life (1990), Life in the Freezer (1993), The Private Life of Plants (1995), The Life of Birds (1998), The Life of Mammals (2002–03), Life in the Undergrowth (2005), and Life in Cold Blood (2008). Títulos como The Blue Planet (2001), State of the Planet (2000) e Are We Changing Planet Earth? (2006), abordam questões ambientais como o aquecimento global e as alterações climáticas.
Durante muitos anos o seu trabalho centrou-se nas maravilhas do mundo natural, mas os últimos 25 têm sido dedicados a apoiar as causas ambientais: a restauração da biodiversidade planetária, a limitação do crescimento populacional, a mudança para energias renováveis, a atenuação das alterações climáticas, a redução do consumo de carne ou a criação de mais áreas para a preservação natural, entre muitas outras.
Attenborough narrou Our Planet, uma série em oito partes que estreou na Netflix em 2019. Nesse ano, a BBC também transmitiu o seu documentário Climate Change-The Facts, no qual alertou que a incapacidade de agir poderia levar ao "colapso das nossas sociedades". Em 2020, “Uma Vida no Nosso Planeta” foi descrito como o seu testemunho e a sua visão para o futuro.
David Attenborough escreveu vários livros e é a única pessoa a ter ganho BAFTAs em preto e branco, cor, alta definição, resoluções 3D e 4K. Em 2017 com “The Blue Planet II” ganhou o seu primeiro Emmy enquanto narrador, repetindo-o em 2019 e 2020 com “One Planet” e “Antartica – Seven Worlds, One Planet”.
Em 2020, com 94 anos juntou-se temporariamente ao Instagram e em apenas quatro horas e 44 minutos conseguiu 1 milhão de seguidores e um recorde para a plataforma.
David Attenborough é internacionalmente reconhecido como "the great communicator, the peerless educator”. Entre muitos outros títulos e reconhecimentos, foi nomeado cavaleiro pela Rainha Isabel II em 1985 e novamente em 2020 pelo seu serviço na televisão e contribuição para a conservação da natureza. Tem mais títulos honoríficos de universidades britânicas - pelo menos em 32 delas - do que qualquer outra pessoa famosa.
Attenborough foi uma figura-chave na Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP26) de 2021. No seu discurso, afirmou que os seres humanos foram "os maiores solucionadores de problemas que alguma vez existiram na Terra" e falou do seu otimismo para o futuro, terminando a dizer "Na minha vida, testemunhei um declínio terrível. Na sua, podia e devia testemunhar uma recuperação maravilhosa".
Em 2022, o Programa das Nações Unidas para o Ambiente reconheceu-o como um Champion of the Earth "pela sua dedicação à investigação, documentação e defesa da proteção da natureza e da sua restauração"
David Attenborough tem 96 anos.
A peça “David Attenborough” do Sustent'Arte foi inspirada no cartaz do documentário "David Attenborough: A Life On Our Planet" e na instalação estão representados os diferentes conhecimentos de um naturalista: a geologia através do deserto, a zoologia através das diferentes espécies e a botânica através das folhas e flores com várias texturas.